Sérgio Telles na Rádio Eldorado Sérgio Telles na “Folha de São Paulo”

Preconceito contra Nordestinos

24 de Outubro de 2006 às 10:40 Sérgio Telles  | Enviar por e-mail Hits para esta publicação: 20592

Sérgio Telles
psicanalista e escritor

Haveria um toque de ridículo na forma como se noticia o crescimento do preconceito contra os nordestinos. É como se, vendo o preocupante ressurgimento, na Europa e no Oriente Médio, do nacionalismo xenófobo, do fundamentalismo re­ligioso, das intolerâncias frente às diferenças culturais, rapidamente se providenciasse similares nacionais, tratan­do-se o problema como se fosse mais um modismo a ser importado, dentro da costumeira atitude de copiar sub­serviente e indiscriminadamente modelos do Primeiro Mundo, numa postura típica de colonizado, sintoma de ­subdesenvolvimento e alienação, decorrente da compreensível nostalgia causada pela nossa posição subalterna, sempre a reboque dos grandes acontecimentos internacionais, nós aqui deste longínquo e pitoresco arraial, o Brasil.

Isso não quer dizer que não haja preconceito contra os nordestinos. Ele existe, é um fato absolutamente indiscutível, não é recente e tem-se intensificado nos últimos tempos, provavelmente em função da crise econômica. O fato de somente agora ser noticiado é que mostra nossa alienação, nossa falta de identidade, pois é preciso que algo semelhante ocorra no Primeiro Mundo, para ser então aqui reconhecido.

A própria maneira de denunciar o preconceito – atribuí-lo a “nazistas” caboclos que picham instituições nordestinas, para usar um fato emblemático – é falsa não só pela clara importação de modelos europeus, mas também por tentar centrá-los nestes grupos marginais e excêntricos, sem reconhecer que o preconceito é muito mais arraigado e disseminado, presente mesmo nos extratos supostamente mais bem pensantes da sociedade. Antes de tudo, não podemos negar que a grande maioria dos nordestinos que migram para São Paulo e demais cidades e regiões do Sul do País é constituída por pessoas que viviam na mais absoluta miséria em seus lugares de origem, e que migram não por opção voluntária, mas para fugir de uma realidade insuportável. Literalmente fogem da morte. São pobres pessoas ignorantes, analfabetas, sem conhecimentos básicos de qualquer espécie, com graves e crônicas carências alimentares que se refletem diretamente em sua compleição física, desaparelhadas para enfrentar uma metrópole.

Claro que inevitavelmente vão ocupar os trabalhos mais braçais e humildes, engrossar os cortiços e favelas, sofrer um longo e terrível período de aclimatação e adap­tação cultural e social que muitas vezes levam ao esfacela­mento do núc1eo familiar, à perda de identidade, com todas as implicações daí decorrentes.

De tudo isso concluir que o nordestino - como mui­tos pensam e dizem cada vez mais freqüentemente - é um povo sujo, escuro e feio, baixinho e preguiçoso, em última instância, um povo inferior é erro grosseiro e que só demonstra a ignorância ­dos que assim.

­São pessoas que não conseguem ver que este drama que se repete há muito tempo, esta cruel, terrível e involuntária migração interna se deve exclusivamente a fatores sócio-econômicos e políticos, principalmente decorrentes da falta de consciência de uma elite corrupta que não tem a menor visão da coisa pública, que encara o poder unicamente coma meio de enriquecer o mais rápido possível e que se nutre. no caso do Nordeste, como já foi denunciado inúmeras vezes, da indústria da seca. Uma elite política que, com as exceções de praxe, luta para manter uma estrutura arcáica, patriarcal, oligárquica, esmagando um povo que se estiola, totalmente alienado de seus direitos e de sua cidadania, imerso e aprisionado que está em escan­dalosa escuridão feudal em pleno final do século XX.

A situação, vista no próprio Nordeste, como era de se esperar, muda de figura. 0 que existe ali é uma negação da efetiva gravidade do problema, uma reação de orgulho ferido cada vez que se menciona o fato de ser ele uma das regiões mais miseráveis do mundo, palco de desigualdades absolutamente surrealistas, a convivência do esplendor de grandes riquezas com a miséria mais degradante. Com­preendo que seja uma ferida narcísica, difícil de aceitar, mas este reconhecimento é o primeiro passo para uma efetiva mudança neste quadro.

Como nordestino radicado há mais de vinte anos em São Paulo e que vai periodicamente para o Nordeste, sinto-me autorizado para dizer tudo isto.

Como analista, entendo os preconceitos como evidência de mecanismos psíquicos grupais. Caracterizam-se pela eleição, feita por um grupo, de um inimigo comum, no qual é depositado projetivamente todo o mal e imperfeição do próprio grupo. O grupo, assim purificado, passa então a perseguir o inimigo comum, o bode expiatório, que - exatamente por ser o representante de todo o mal e imperfeição do próprio grupo - tem que ser eliminado, simbolicamente ou de fato. Os preconceitos habitualmente ficam exacerbados em situações de crises econômicas e so­ciais, quando a luta pela sobrevivência no mercado de traba­lho se agudiza e se procura eliminar rivais e concorrentes. Ou seja, na enorme crise econômica e social que vivemos, não é surpreendente que nordestinos, judeus e outros gru­pos, sobre os quais é lançado todo o mal e toda imperfei­ção, passem a ser hostilizados.

Se nada disso nos surpreende, estes fatos continuam nos indignando e merecendo nosso repúdio e contra eles combatemos severamente. Ainda mais quando vemos, justa­mente ao contrário do que a visão preconceituosa tenta impor, nordestinos que enfrentando dificuldades enormes, gigantescas, conseguem não só sobreviver mas reorganizar totalmente suas vidas e de suas famílias, numa clara de­monstração de força e valor que precisam ser reconhecidos e valorizados.

A saga dos nordestinos já foi descrita na literatura e no cinema. Dom Pedro II, numa fala grandiloqüente, dizia que venderia até a última pedra de sua coroa para que nenhum nordestino morresse de fome. Ainda hoje ouvi­mos arroubos retóricos que tais, mas o fato é que os nordestinos continuam morrendo de fome, fugindo para plagas que supõem mais amenas, onde pelo menos a sobrevivência imediata não está ameaçada. Não esqueçamos que não só os nordestinos morrem de fome nem que não só seus políticos são corruptos e inconscientes do papel que deveriam exercer no mando da coisa publica.

O Nordeste é o espelho onde o Brasil recusa ver a própria face.

——————————————————————————–

(*) Esse artigo foi publicado no “Caderno de Sábado” do “jornal da tarde” (São Paulo), no início dos anos 90. Apesar de reconhecer que algumas mudanças pontuais ocorreram desde então, penso que as estruturas básicas continuam inalteradas. A concentração de riquezas só tem se agravado, aprofundando o fosso entre ricos e pobres, o que mantém a atualidade do texto..

Publicado em Psychiatry on Line - Outubro de 2006 - Vol.11 - Nº 10 - http://www.polbr.med.br/ano06/psi1006.php

Publicação arquivada em: Resenhas, Artigos, Atualidades

Enviar por e-mail | Hits para esta publicação: 20593

79 Comentários Faça seu próprio

  • 1. Ângela Fernanda de Vasconcelos  |  13 de Julho de 2007 às 09:48

    O nordeste é a cara do Brasil.

  • 2. Elias Ricardo  |  6 de Agosto de 2007 às 11:11

    Sim existe mesmo esse preconceito.Mas o Nordeste não é a cara do Brasil.Pelo menos não do meu Rio Grande do Sul,onde não hé nenhum ponto de encontro entre essas culturas.Nossa cultura é do frio,do recolhimento,da introspecção.Não somos falantes como os do nordeste.Não cultuamos a praia,o carnaval.Nada a ver.

  • 3. Luciana  |  6 de Agosto de 2007 às 20:26

    Estado ou região alguma pode ser considerada reflexo do Brasil isoladamente! É notório o falso ar de superioridade dos sulistas com relação aos nordestinos. A ignorância chega a tal ponto que querem ser “separatistas”

    Para quem não sabe, e isso inclui o Elias Ricardo, não existe no nordeste essa história de cultuar praia, carnaval e coisas do tipo. As pessoas são trabalhadoras e lutam contra a seca. Isso também não quer dizer que o Nordeste seja aquele lugar miserável de pessoas analfabetas.

    O Sul teve, indiscutivelmente, uma influência eurepéia e sinceramente, é muito triste e pátético saber que isso é motivo de orgulho!

    “Por isso que o Brasil não vai pra frente!”

  • 4. rubens  |  15 de Setembro de 2007 às 03:34

    Tá certo, Luciana,o cidadão acima é pateticamente desinformado,generalizou dizendo que o nordeste cultua praia,carnaval…Em todo o Brasil existem pessoas com diversas caracteristicas,não é do nordeste porque é assim e não é do sul porque é assado.

  • 5. Francisco  |  11 de Novembro de 2007 às 16:39

    É incrível o preconceito do brasileiro contra o próprio brasileiro. Somos todos descendentes de europeus, africanos e indígenas, não importa a porcentagem no sangue. Assim como no sul, no nordeste existem pessoas loiras de olhos azuis,familias que não possuem parentes no sul nem no exterior. Uma prova incontestável de que todo o Brasil tem sua cara européia e se isso for motivo de orgulho(pelo menos para os neo-nazistas)não faz sentido o preconceito contra o nordestino.

  • 6. jefersom  |  10 de Dezembro de 2007 às 09:34

    eu achei interesante

  • 7. rafaella  |  16 de Dezembro de 2007 às 16:51

    EU acho simplismente ridiculo uma pessoa chegar e dizer que o noreste não é cara do BRASIL!
    É como se auto renunciar, é como querer separar o Nordeste do BRASIL, e uma resposta pra esse tal de ELIAS RICARDO , O nordeste e qualquer um de seus estados é tão BRASILEIRO quanto os outros , tem otímas escolas e grandes faculdades , moro em Penambuco e a Universidade Federal daqui UFPE tem nivel 5 o maior nivel !!
    Nosso carnaval é um dos melhores se não o melhor, prais reconhecidas internacionalmente e maravilhosas que não geladaaaaas!! e é uma pena mais não posso fazer nada se você vive no frio , só lamento!
    Antes de questionarem tentem conhecer, O nordeste faz parte do BRASIL, e se exixte um parcela da população nordestina na miséria se deve ajudar reconhecer que é seu problema também pois é o seu país, a sua patria, sua nação

  • 8. rafaella  |  16 de Dezembro de 2007 às 17:01

    SÓ LAMENTO EXISTE UM BRASILEIRO TANTO IGNORANTE, COM TÃO POUCO CONHECIMENTO!
    TALVEZ COMO DIZ A LUCIANA SEJA POR CAUSA DE PESSOAS COM TAMANHA FALTA DE INFORMAÇÃO QUE O BRASIL NÃO VAI PRA FRENTE !!

  • 9. Rodrigo  |  26 de Fevereiro de 2008 às 23:26

    SOU COMPLETAMENTE CONTRA QUALQUER TIPO DE RACISMO , MAS JÁ TÁ MAIS DO QUE NA HORA DE HAVER UM CONTROLE REAL NA ENTRADA DE HABITANTES DE SÃO PAULO. ASSIM COMO FOI MENCIONADO NA MATÉRIA.
    MUITA GENTE VEM PARA MORAR EM QUALQUER LUGAR , LUTA PARA CRIAR MAL OS FILHOS , ESTES POR SUA VEZ NUMA SOCIEDADE CONSUMISTA ACABAM SE ENVOLVENDO COM COISAS HORRIVEIS.
    CADA VEZ O TRANSPORTE PÚBLICO NÃO CONSEGUE ATENDER O NÚMERO DE PESSOAS.TODO LUGAR QUE NÓS VAMOS EM SÃO PAULO É LOTADO..O TRÂNSITO JÁ É CAÓTICO E NINGUÉM FAZ NADA.CONCLUINDO O MEU PENSAMENTO É TODOS NÓS BRASILEIROS SOMOS VÍTIMAS DESTES GOVERNANTES SAFADOS E LADRÕES QUE FAZEM TODO ESTE MAL COM O SEU POVO. QUANDO TEREMOS UM POVO CAPAZ DE BRIGAR PELOS NOSSOS DIREITOS E SER LIBERTOS PARA A SATISFAÇÃO DO NOSSO POVO.QUE DEUS CONTINUE NOS ABENÇOANDO E MOSTRANDO O CAMINHO.

  • 10. Aílton Pimentel  |  13 de Abril de 2008 às 18:47

    O que comentar aqui? falaram sobre “cultura do frio”, no sul não são falantes como os nordestinos… só posso me expressar de uma forma: NOJO, NOJO DE UMA “CORJA” RÍDICULA DA REGIÃO SUL E DE ALGUNS PAULISTANOS MAL INFORMADOS!

  • 11. wesley santos  |  15 de Abril de 2008 às 21:53

    acho que nao existe preconceito contra os nordestinos e sim muita inveja .muitos falam mal mais morrem de inveja por nao ser nordestino. mais esse preconceito existe pelo simples fato da televisão só mostrar o lado ruim do nordeste, se fosse para mostrar so o lado ruim o brasil se resumiria em uma verdadeira merda. porque ao falar do nordeste nao mostram o lado bom???
    simplesmente porque a inveja prevalesce o medo de mostrar o lado bom e salvador voltar a ser a capital do brasil, nao so salvador como qualquer outra cidade do nordeste, porque somos simplesmente o coraçao do brasil, temos as mais belas cidades do mundo… acha que to mentindo??? se estiver só precisa conhecer o que temos de melhor,e com certeza concordará comigo. conheça a capital da paraiba, o ceara, entre outras, inclusive porto seguro, claro …

  • 12. Thiago Luna  |  19 de Maio de 2008 às 19:46

    Obrigado por esta publicação Sérgio.
    Assim como você sou nordestino, mas não fui morar numa metrópole maior do que Recife. Sou estudante, faço o Ensino Médio e ainda bem que achei seu documento na internet. Tudo o que li aqui está claramente explicado, realmente claro. Procurava artigos para me basear num trabalho escolar. Acho que encontrei o primeiro e provavelmente o único deles. Não preciso de muito mais que as suas palavras, sinceras na minha opinião.

    Abraços.

  • 13. Daiane  |  21 de Maio de 2008 às 14:49

    Nao deveria existir este preconceito, pois nao existe raça.. somos todos da mesma especie…

  • 14. Tux  |  22 de Maio de 2008 às 13:07

    Nordestino bom, é nordestino no nordeste, fiquem por ai….vcs estão acabando com a minha cidade….FORA DAQUI !

  • 15. wallace  |  29 de Maio de 2008 às 23:28

    Infelizmente em alguns pontos do nordeste existe um preconceito muito grande com si mesmo, isso acontece graças a televisão que faz parecer, que no sul e sudeste tudo é bom tudo é fácil tudo é bonito, mais a realidade não é essa do mesmo jeito que existe problemas sociais no nordeste existem também no sul e sudeste. Alguns de vocês sulistas não tem conhecimento nenhum sobre a nossa cultura e acha que falamos errado que temos um sotaque estranho por que a televisão mostra isso em filmes,novelas,seriados e etc.
    mas vocês deviam reparar que muitos poetas brasileiros são nordestinos pernambucanos e eles tem uma voz perfeita e um português excelente.E para termina como resposta ao Elias Ricardo

    -Mas o Nordeste não é a cara do Brasil.

    O Nordeste não é a cara do Brasil porquê o nosso Brasil tem varias caras,religiões e culturas.

    Eu tenhu apenas 16 anos e me orgulho de ter uma mente mais ampla e aberta do que a sua Elias Ricardo que é do sul e se acha o intelectual que fala pouco e o pouco que fala é o certo.

    Não somos falantes como os do nordeste.

    Nós somos falantes porque temos o que falar diferente de você que não tem nada mais interessante a falar e perde seu tempo falando que o nordeste não é a cara do Brasil.

  • 16. Francisco Miguel  |  5 de Junho de 2008 às 21:45

    Sou do Sul, e gosto muito de viajar para o Nordeste. O povo é muito acolhedor e amigo. Qualquer tipo de preconceito demonstra pobreza de espirito e de humanidade. Voce tem que ter o espirito acolhedor independente de que região do Brasil a pessoa seja.

    Um grande abraço do Padre Francisco Miguel

  • 17. lucas gabriel de sousa  |  17 de Junho de 2008 às 21:30

    Eu sou estudante do iaesc, instituto adventista de Santa Catarina!

    sempre que vou para o Rio de Janeiro vou com meu pai, nasci no rio e meu pai também, sempre que vou pro rio de janeiro meu pai fala que os nordestinos estragaram o rio com favelas, tipo a maioria dos nordestino tem cara amarrada e a meio que uma guerra entre cariocas e nordestinos então ‘’aprendi a nao gostar dos nordestinos'’!
    bom um dia estava na aula e estavam falando sobre os nordestinos e eu falei que eles so atrasavam o Brasil!
    bom o meu professor brigou comigo e me fazer um trabalho com nada menos que 50 paginas sobre os nordestino nome dele Junior Peba Paiva eu acho!
    bom nisso eu descobri que o povo nordestino é um povo trabalhador que luta por seus direito so que é um povo que sofre muito só que se orgulham de quem são isso é muito bom e eu mudei totalmente minha opinião!

    Lucas Gabriel de Sousa Menezes
    estudante do internato adventista de Santa Catarina Iaesc
    Idade 15 anos

  • 18. Victor Rodrigues  |  19 de Junho de 2008 às 20:13

    A “cara” do Brasil não pode ser apenas uma, aqui ou ali, são mais de 180 milhões de caras, o Brasil somos nós todos, e juntas, independentemente de região, formam o espelho do que torna-se o nosso país. Por um momento, vale a pena esquecer as linhas virtuais que dividem o país em pedacinhos, e tentar enxergar, de cima, apenas esse grande espaço continental, e imaginar a quantidade de pessoas que vivem de tantas formas diferentes lá embaixo.

    Acho que a gente precisa urgentemente vencer esse debate e partir para um outro nível de enfrentamento político. O grande problema dos preconceitos é que eles imobilizam a gente, nos deixam desligados das coisas como elas são, geram inércia. Assistir o que acontece com o Brasil pela lente do Jornal Nacional, por exemplo, é submeter-se a uma série de preconceitos por segundo.

    (Abrindo um parênteses necessário aqui por conta dos comentários que li. Sou de Pernambuco, gosto bastante da cultura local e de viver aqui, no entanto acho que o povo pernambucano precisa acabar de vez com esse bairrismo cego que acaba por atrapalhar essa integração com o restante do Nordeste e do Brasil, numa visão de nação, o que também vale para vários outros lugares do país. Resultado de uma herança cultural forte em Pernambuco, eclosão de movimentos artisticos de grande repercussão na última década e principalmente devido a recentes manipulações de marketing do governo do Estado anterior a este de agora, o hino, a bandeira, o maracatu tornaram-se símbolos populares - apesar de um tanto quanto vazios - de orgulho pernambucano, e esse orgulho superficial, que serve para o passado de histórias e para o intangível deixa a gente doente pra dialogar com os outros e cego para o que acontece no Estado e no Brasil. Nutrir admiração é uma coisa.)

    Se liguem! Independentemente de Pernambuco, São Paulo, Acre, Roraima, Rio Grande do Sul, precisamos nos posicionar como brasileiros, não numa visão patriótica patética, mas como pessoas que concordam estarem juntas com todas as forças para fazer, dentro destes limites geográficos, o vértice da nova civilização, o país do futuro, ou simplesmente um bom lugar para se viver.

  • 19. cecília  |  25 de Junho de 2008 às 10:28

    Para início vou alertar o mocinho (Elias Ricardo ),pq se ele não cultua o carnaval,se ele ñ é falante …ele não pode generalizar que os gaúchos não fazem ou não cultuam isso ou aquilo.Já fui ao RS ,tenho amigos no RS ou do Sul e cultuam sim ,muitas coisas vivenciadas pelo NORDESTE.Agora ,o nosso país BRASIL é um país ou um dos paises mais rico do mundo em cultura independente qual seja a região.O que falta em nós ,povo de um mesmo país ,é a união e o respeito as culturas regionais e até mesmo aqueles trazidas por outros povos.Temos uma vasta variedade cultural ,cor da pele,linguagem ,enfim,tudo que faça do Brasil um país diversificado e nós que fazemos isto acontecer .

    EU SOFRI MUITO QUANDO FOI AO RS MAS BRIGUEI PELA MINHA LIBERDADE DE EXPRESSÃO ,PELA MINHA LIBERDADE REGIONAL E É O QUE FAÇO ATÉ HJ.

    VIVA A CULTURA BRASILEIRA!VIVA A REGIONALIDADE!VIVA AS RAÇAS E POVOS!

    VIVA AO POVO NORDESTINO E ATODOS QUE FORMAM O MEU PAÍS!!

    PROFESSORA CECÍLIA FRAZÃO,NORDESTINA DE CORPO ALMA E CORAÇÃO.
    EU SOU:BRASILEIRA-NORDESTINA (PERNAMBUCANA)

    VALEU!!!!

    E VC?

  • 20. ANTONIA SIMONE DE ANDRADE  |  4 de Julho de 2008 às 16:31

    CREIO QUE CADA UM DE NÓS DEVE TER ORGULHO DE SUA PRÓPRIA REGIÃO, COM TODAS AS SUAS PARTICULARIDADES, MAS DEVEMOS TER ORGULHO SOBRETUDO DE SERMOS BRASILEIROS. NÃO SOMOS MELHORES OU PIORES QUE NINGUÉM, APENAS DIFERENTES.E SÃO ESSAS DIFERENÇAS QUE TORNAM O NOSSO PAÍS ÚNICO, COM TODA TODA ESSA DIVERSIDADE DE SOTAQUES, RITMOS E DANÇAS.
    ACHAR QUE É SUPERIOR A ALGUÉM OU A ALGUMA RAÇA, DEMONSTRA NA VERDADE O QUANTO A PESSOA SE SENTE PEQUENA INTERIOMENTE, E PRECISA MOSTRAR-SE SUPERIOR, QUANDO NA VERDADE NÃO É.

    VIVA O BRASIL!!!!!!!!!

  • 21. claudio  |  8 de Outubro de 2008 às 17:10

    O preconceito contra Nordestino em são Paulo é fato, sou estudante e na minha turma encontri muitos problemas relacionado ao preconceito,mas evidentimente assim como o preconceito racial ninguem quer assumir. Por varias vezes trouxe atona a discurção e tentei mostrar para meus colegas, que não são nordestinos( que na verdade são poucos pois assim como em toda são Paulo a maioria ou é nascido no Noredeste ou é descendente)Um outro lado do Nordeste que não é mostrado nas novelas.
    concluindo percebi que o preconceito existe ou por causa da desinformação ( ou mau informação como no caso do Lucas Gabriel) que é relevante mas em outros casos e este é mais grave é por conta de idiotas que não consequem vencer na vida e culpa nordestinos de tirarem seus empregos ou de algum modo prejudicar suas vidas( Ridículo). o que eu tenho a dizer para tais idiotas é que não vivia no Nordeste passando fome nem em miséria, vim por opição de vencer na vida o que o que estou conseguindo,o que é licito em todo o mundo, até os Japoneses, Europeus e Estadunidenses que são de paises ditos primeiro mundo vem para São paulo. Pra vcs preconceituosos dego:
    “Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio.
    Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa.”

  • 22. Logan  |  9 de Dezembro de 2008 às 20:41

    São pessoas ignorantes, mal informadas e preconceituosas, como esse tal de Elias Ricardo do Rio Grande do Sul, que disseminam o preconceito racial e regional não só no Brasil mas também no mundo.

  • 23. ANTONIO BRITO  |  15 de Dezembro de 2008 às 18:32

    VIVEMOS EM UM PAIS MUITO DIVERSIFICADO.///// QUEM TEM PRECONCEITO COM RELAÇAO AS PESSOASTEM UMA MENTE LIMITADA.////AINDA POR CIMA SOMOS TODOS LATINOS EAINDA EXISTE PESSOAS QUE MENOSPREZAM AS OUTRAS POR QUE SO ELAS SE CONSIDERAM BRASILEIRAS ////ENTAO QUE O NORDESTE LUTE PELA SUA ‘'’INDEPENDENCIA”’////

  • 24. ANTONIO BRITO  |  15 de Dezembro de 2008 às 18:34

    IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO E O NORDESTE FICAR ‘’INDEPENDENTE'’

  • 25. ANTONIO BRITO  |  15 de Dezembro de 2008 às 18:38

    NAO ENTENDO O PRECONCEITO((((((SOMOS TODOS LATINOS)))))

  • 26. ANTONIO BRITO  |  15 de Dezembro de 2008 às 18:39

    É MIL VEZES MELHOR SER MIGRANTE DO QUE SER IMIGRANTE NOS EUA,EUROPA…

  • 27. Silvia  |  14 de Janeiro de 2009 às 15:07

    Existe preconceito sim contra a Bahia, eu sou jovem e moro na capital do ES, e escuto um monte de besteiras de jovens da minha idade sobre baianos. Eu não sou baiana e nunca fui na Bahia, mas me intristece em pensar como será o futuro desse país. Uma jovem de SC nem sequer admitiu que a Bahia tem as melhores praias do país, e ainda disse que as melhores praias ficam na cidade dela. Uma coisa é gostar de sua cidade, outra é ter sendo e humildade o bastante para dizer que a Bahia é melhor na questão de praias. O que precisa melhorar nesse país é a educação, o povo PRECISA pedir um governo melhor. Pode melhorar muito mais se esse povo hipócrita parar de olhar para si mesmo e ver o que acontece ao seu redor.

  • 28. Paulo Vitor B. dos Santos  |  16 de Janeiro de 2009 às 15:41

    É triste perceber tanto preconceito infundado e baseado numa visão eletista e midiática, quem critica o nordeste na maioria das vezes critica por não conhecer ou por apenas se informar do lado ruim da região, nordeste não é só pobreza, assim como não é só belas praias, é todo um conjunto cultural - diga-se de passagem riquíssimo. Querer separar o nordeste do Brasil dizendo que ele não é um das caras do nosso país, e que o sul é que é, sinceramente, é muita babaquiçe, os sulistas orgulham-se de que? de serem uma cópia do europeu? bem, mente de gente colonizada mesmo. Não tenho preconceito contra o sul e sei que tem muita gente mente aberta e que respeita todas as culturas regionais, o Brasil é enorme, uma pluralidade de culturas sem tamanho, uma miscigenação maior ainda. Então antes de falarem mal do nordeste lembrem-se que o o sul é hoje desenvolvido graças ao nordeste, que era a região mais rica do nosso país, e serviu e serve durante séculos de meio de exploração. Não sejamos ignorantes, acima de tudo somos todos brasileiros, estamos no mesmo barco.

  • 29. Carlos  |  26 de Janeiro de 2009 às 16:20

    Engraçado, note-se que os comentários mais bem redigidos, que demonstraram uma maoir capacidade intelectual e adequação gramátical foram feitos por Nordestinos. Inclusive o próprio texto do psicanalista. Todavia, discordo do autor em várias de suas asserções. Não se afigura senão como um Nordestino que, no meu sentir, maldiz de sua própria terra como um leigo em Nordeste o faria. Pretende fazer crer que grande parcela do preconceito sofrido não passa de invencionice e orgulho ferido. Ultrajante! Fala como se não detivesse conhecimento da causa (o que de certo dá a entender). Não que não tenha o direito de detestar o Nordeste, ou o Sul, ou Sudeste etc… É livre para formular suas próprias convicções desde que não ultrapasse o limiar do preconceito. Conquanto, fala do Nordeste como um sulista o faria. Na falsa complexidade de seu texto olvida questões tão mais simples quanto a maciça carga negativa imposta pela imprensa (que se diz nacional) ao Nordeste. Inobstante, outra incoerencia a fulgurar diante de nós é o fato de o Nordeste ter de suportar o ônus de toda a mazela social brasileira. Em que pese (apenas para argumentar e exemplificar) às Regiões Norte e Centro Oeste (centros das práticas escravistas no Brasil) apresentarem índices de iniquidades tão mais avassaladores que, ressalte-se, a parcela populacional habitante do semi-árido que não apenas Nordestino, pois que é porção do território nacional, nunca são lembrados pelos preconceituosos. Vale cogitar também o que não passam os capixabas, escanteados que são pelos outros Estados de sua Região. O autor, na sua explanação, esquece-se que o litoral Nordestino é sobejamente desenvolvido, não o sendo mais porque também sofre com as migrações oriundas do interior de seus respectivos Estados. A problematica ganha relevo ao passo que percebemos não ser a “miséria nordestina” um imbróglio regional generalizado. Mas sim decorrente de um clientelismo secular e endemico, que não só grassa àquela região, mas sim assola a todo o País. Nós, Nordestinos, primeiros habitantes, e, sem dúvida, a viga mestra de sustentação nacional, constituimos os primórdios culturais dessa grande nação a qual tantos desprezam. Não preterimos acolhida aos nossos irmãos sertanejos. Não os depreciamos ou aquilatamos inferiores. São antes de tudo lutadores e sobreviventes. Resistem ao menoscabo e à omissão da Nação de qual são parte indissulúvel. Cumpre constatar que as terras perfazedoras do semiárido nacional são comprovadamente férteis, não o fossem Petrolina não seria o maior centro fruticultor do País, e não responderia por mais de 90% da produção nacional de uva de mesa. Nunca é tarde para que o país abra os olhos a essa realidade e perceba o quanto explora dita população, não lhes dando sequer o direito à lavra de sua própria terra. Observe-se ainda, que se o centro-sul é hoje o polo do agronegócio no país , o é por conta do oporte financeiro Estatal, que por meio da Embrapa destina recursos para pesquisas e desenvolvimento agrícola naquela região. Doutro modo, o maior centro de tecnologia, falo tecnologia, do Brasil está situado no Nordeste. Não retiro dos gaúchos o mérito de desbravarem o país. Todavia, há de se reconhecer que o maior centro formador de intelectuais e homes de letras desse país, a despeito de toda a adversidade, é o Nordeste.
    Só para exemplificar, a Faculdade de Direito do Recife graduou os maiores e mais destacados juristas de toda a história do país, e os que hoje despontam em São Paulo (falo dos maiores) ou são Nordestinos, ou são seus filhos. Como os Nordestinos podem ser a fonte da violência e da malandragem que permeiam o Rio de Janeiro se são pequenos, cabeçudos e burros? Ora isso não passa de falácia de malandros que só pensam em se drogar e em surfar. Depois somos nós que somos preguisos. Se algum carioca trabalhasse, a Constituição poderia garantir a todo brasileiro 2 dias de repouso semanal remunerado e não apenas 1. O incrível é que apesar de toda a violência e das desigualdades sociais vicejantes na Região Sudeste as emissoras de tevisão se encarregam, após as más notícias relatadas nos telajornais, de mostrar o que há de belo naquelas cidades e apagar de nossas memórias o quanto são sujas, violentas e poluidas. Somos representados pelos maiores expoentes da cultura nacional, não nos esqueçamos disso (isso em todas as áreas do conhecimento humano). Concordo com todos os que falaram em tolerância, congraçamento, unidade nacional, porém não temos de nos vergar, enquanto não alcançamos tais ideais que não dependem apenas de nós. Não concordo que é tolice viver do passado. O que seria do homem se não tivesse história, passado, uma reputação de que se orgulhar. Não acho que o Pernambucano seja bairrista, apenas orgulha-se da dignidade e nobresa de sua história, a qual não tenho dúvidas de afirmar a mais rica deste país. Aliás, “…algo só pode ocorrer impunemente num país que desconhece o próprio passado e onde se pode facilmente enganar o próximo, sem encontrar quem lhe conteste…” *. Não saio por aí e desconheço qualquer Pernambucano que o faça, ao contrario de outros nacionais, me declarando Pernambucano nem me vangloriando do fato dos Recifenses terem fundado Nova York ou de termos sido a mais importante cidade de todas as America no Séc. XVII, posto que nenhuma outra cidade do país já conquistou ou está perto de conquistar. Devemos sim ter orgulho de nossa terra, da influência cultural portuguesa, holandesa, francesa, do país das luzes, jamais da alemã, uma nação que teve de aniquilar os judeus para de seus bens se apoderar e retirar o país do cáos. Não acho errado que os gaúchos adorem o Rio Grande, os paulistas São Paulo etc., só não devem se acharem melhores por isso, e só. Recife tem muito mais história e merece muito mais honrarias e deferência nacional que qualquer outra cidade do País - afinal berço do abolicionismo, alicerce da República, palco de guerras sangrentas das quais saimos vitoriosos e não de qualquer farroupilha, cujo nome (afora a derrota) deixa clara a insignificância - e nem por isso saio por aí propalando sua grandeza aos quatro ventos. Me descupem se pareço arrogante, é que esse povo preconceituoso e sem cultura e educação me enoja, sequer têm dinheiro para viajar ao Nordeste e o malbaratam. Hoje resido em uma cidade colonizada por sulistas. Meus melhores amigos são gaúchos, que estudaram e prosperaram do suor do próprio trabalho. São instruidos e não ligam pra tais baboseiras, passam, com frequência, ferias no Nordeste. Não obstante, também conheço aqueles que só trabalham com agricultura, passam o dia jogando cartas, tomando pinga e esperando que chova, só trabalham 3 meses no ano e são super preconceituosos, não só com Nordestinos, mas com eles mesmos. Eles tem preconceito contra pobres, seja lá quem o for. Eles têm inveja até da própria sombra. Se o vizinho tem uma bicicleta melhor que a deles então há motivos para malquerenças. Reclamar do sucesso dos Nordestinos que dominam o mercado intelectual, sendo maioria em aprovação nos concursos públicos por todo país não é mais que incompetência, é incapacidade. Novamente peço desculpas, apenas exercito a minha liberdade de expressão, enquanto ela é legitima nesta Nação. Este é um tema que me consome a serenidade. Jamais perderei a esperança de viver num Brasil uno, de iguais, de um povo solidário para com qualquer de seus patrícios, um País grandioso em seu conjunto inseparavel e harmônico. Sei que por natureza somos cordatos e hospitaleiros para com todos. Espero que aqueles, hoje vendados pelas cortinas do preconceito e da ignorância, permitam-se o conhecimento, as luzes.

    O que é certo é que enquanto vivermos em um país onde não se dá importância à educação, em que o Presidente da República prerroga que Ler e Estudar são bobagens e não levam niguém a lugar nenhum, estaremos fritos e à mercê da ignorância, do preconceito e da alienação..

    *http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/05/joaquim_nabuco.html

  • 30. João Evangelista  |  1 de Fevereiro de 2009 às 15:55

    Por que os nordestinos não seguem alguns exemplos básicos, como por exemplo:

    1. Pararem de ser vítimas profissionais e assumirem o trabalho árduo (na região deles) como saída para seus problemas;
    2. Imitarem os povos do deserto e se adaptarem ao solo onde nasceram;
    3. Conformarem-se de uma vez por todas de que são descendentes de índios e que por isso são feios mesmo;
    4. Terem orgulho de si próprios, amor por si mesmos e passarem a entender que, quem não ama a si mesmo, não será a amado pelo o outro;
    5. Abandonarem a idolatria arraigada em seus costumes e passarem a adorar um Deus de verdade, invisível e incognoscível?

    Creio que com esses cinco passos, or nordestinos tomariam conta de si mesmos e seriam donos do seu destino.

  • 31. Carlos  |  9 de Fevereiro de 2009 às 10:59

    Acredito que o Evangelista deveria dedicar-se com maior afinco ao evangelho, de certo lograria maior êxito.

    Vítimas profissionais, Imitarem os povos do deserto, decendência indígena, Deus incognoscícel (certamente ele pescou essa palavra no dicionário e não atententou para o seu significado).

    Isso só pode ser piada.

    Realmemte a saída é o evangelho. A devoção e busca por um Deus “incognoscível” pode ser um método indefectível de deselvolvimento da cognoscibilidade e do intelecto.

    Todo erege deveria adotar essa prática, talvez conseguisse alcançar o mínimo de conhecimento acerca dos ensinamentos de seu Deus “incognoscível”.

    Doutro modo poderiam beneficiar-se do sistema de cotas e ingressar numa universidade. Vai que conseguem reunir um pouco de cultura!

    Nada obstante, em caso de inaptidão para tanto, o próprio ensino fundamental oferece bastantes sibsídios, nas lições de história e geografia, capazes de instruir o homem médio acerca do presente tópico de discussões.

    Ademais, desconheço Nordestino que não tenha orgulho de o sê-lo.

    Ps: Parabenizo o autor da coluna pelo seu espírito democrático, permitindo, como moderedor, a publicação de críticas, quaisquer que sejam, ao seu próprio texto.

  • 32. João Evangelista  |  12 de Fevereiro de 2009 às 14:00

    Sr. Carlos…

    A palavra “erege” é escrita com “h”.

    Apesar de esta letra não ter nenhum valor fonético, mesmo assim devemos grafá-la com H.

  • 33. Carlos  |  17 de Fevereiro de 2009 às 16:10

    Agradeço pela revisão.

  • 34. Eleonora Almeida  |  13 de Março de 2009 às 10:30

    ….Sinceramente eu como Paulista com Orgulho..e antes disse Brazileira…acredito q está mais do que na hora de alguma autoridade Maior Se por a frente e não deixar mais Que o pessoal fique entrando em Sâo Paulo, pq já está virando palhaçada…nossa cidade cheia de favela e se formos ver tá lá cheia de pessoal que veio do nordeste, ônibus super lotados, e sem contar que a maioria dos nordestinos vem pra cá fugidos de crimes que cometeram ai se ingressam na nossa cidade e vivem em nosso meio, as mulheres teêm de 5 a 6 filhos, se eles viessem pra cá e se preocupassem em estudar tudo bem mas não …nem se preocupam, importante pra eles é comer bem gastam com comida o salário todo..nossa sinceramente não dá eu não suporto, esses dias até teve uma discussão em meu serviço , porque coloquei minha opinião sobre esse assunto exposta aos meus colegas de trabalho …e alguns tinham descendentes ai imagina né…primeiro que nem falar direito e com calma esse povo sabe, porque será que eu imaginei que eles saberiam respeitar a opinião alheia o livre fato de que cada um pensa o que quizer e que apenas fora uma discussão de idéias iaiaiaia Meu Deus sabe não os trato mal , mas prefiro eles no Esatado deles.
    Aliás minha familia toda pensa a mesma coisa, meus amigos que eu mais aprecio também, cresci numa failia com pensamentos assim, se alguém lá em casa se veste mal agente logo usa o termo ” que baianisse” ..rsrsrs fazer o que ?
    Eu fui criada assim, e sucessivamete criarei meus filhos

  • 35. sandra  |  19 de Março de 2009 às 23:16

    Senhores!

    Por favor veja o texto abaixo.Eu como nordestina,estou indignada mas, infelizmente não posso fazer nada. Os senhores podem e devem fazer alguma coisa contra esse preconceito.
    Obrigada

    O participante do BBB9, Max, demonstrou ser preconceituoso contra as pessoas que moram no Nordeste brasileiro e também contras as classes menos favorecidas, dando a entender que os nordestinos são praticantes de zoofilia e que os mais pobres seriam estupradores. Em um quadro do programa Mais Você, onde a apresentadora Ana Maria Braga entra com link ao vivo na casa do BBB9, eles opnaram sobre o caso da menina de 9 anos que foi estuprada pelo pai em Pernambuco, Max soltou a seguinte pérola: “Mas é uma questão de cultura… isso acontece lá no Nordeste muito, cara. No nordeste tem essa coisa do cara fazer sexo com bicho, com animal, com cabra.” A opnião da participante Ana Carolina foi inversa ao do participante: “Não acho que é uma questão cultural”. Entretando Max continuou insistindo: “Mas assim, se for ver é uma questão realmente cultural e acontece muito com pessoas menos instruídas”. Horas depois, na cozinha, a catarinense critica a opnião de Max: “Ele perdeu uma oportunidade de ficar quieto”. Essa difamação de Max me constrange, principalmente pelo fato dele afirmar que isso é um fator cultural, cultural é o carnaval, futebol, maracatu, frevo, axé. Seria cultural praticar atos sexuais com animais e praticar estupros? Até onde eu sei isso não é questão cultural e sim de caráter e estabilidade emocional. Peço a esse importante e influente jornal que defende o nosso povo, que é trabalhor, honesto a públicação desse triste comentário a nossa dignidade.
    Selecionei link’s dos mais influentes jornais do Nordeste para todos nós enviarmos emails noticiando sobre o que Max falou.
    - Jornal (CE) • Diário do Nordeste:.
    http://diariodonordeste.globo.com/aloredacao.asp
    - Jornal (RN) • Tribuna do Norte
    http://tribunadonorte.com.br/faleconosco.php
    Quem tiver links de outros jornais, por favor postem aqui! B

    ——————————————————————————–
    Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

    ——————————————————————————–
    Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

  • 36. Fabiana  |  20 de Março de 2009 às 17:42

    Sinceramente o povo do sul e de outras regiões me dar medo!
    Com suas críticas e opiniões contra nós os nordestinos.

    Enquanto isso no Brasil a velha guerra de sempre…
    Aos que se acham…
    Os superiores contra os inferiores;
    Os ricos contra os pobres;
    Os negros contra os brancos;
    Os brancos contra os negros;
    Os bonitos contra os feios;
    Os grandes contra os pequenos;
    Os sábios contra os ignorantes;
    A nobreza contra a burguesia;
    Os desenvolvidos contra os sub-desenvolvidos;

    No final, todos são brasileiros, o “bicho pega” aqui dentro, mas lá fora temos que dançar conforme a música.

    Ah Latinos!!!!

  • 37. Juddy  |  22 de Março de 2009 às 18:39

    Essa gente pretensiosa, ignorante e alienada que defende o separatismo deveria ler bastante e estudar até a morte antes de abrir a boca e opinar sobre coisas que estão muito acima de seus níveis medíocres de entendimento…Tolerância Zero com quem fala potoca sem fundamentação….uma boa dose de Filosofia, Antropologia Cultural, Sociologia e História- só para começar - nãofaria mal a ninguém…
    Progresso material e, sobretudo, intelectual a todos nós!!!

  • 38. Juddy  |  22 de Março de 2009 às 18:40

    Essa gente pretensiosa, ignorante e alienada que defende o separatismo deveria ler bastante e estudar até a morte antes de abrir a boca e opinar sobre coisas que estão muito acima de seus níveis medíocres de entendimento…Tolerância Zero com quem fala potoca sem fundamentação….uma boa dose de Filosofia, Antropologia Cultural, Sociologia e História- só para começar - não faria mal a ninguém…
    Progresso material e, sobretudo, intelectual a todos nós!!!

  • 39. Bruna  |  24 de Março de 2009 às 22:03

    O Nordeste estraga o Brasil.

  • 40. Fabiana  |  26 de Março de 2009 às 11:41

    Vou falar escrever aqui o mesmo que cometei com um amigo.

    Creio que também todo esse preconceito tem se agravado no decorrer do ano por causa de outros motivos…

    Somos nesta seqüência: Negros e índio (descendentes), pobres, nossa renda é muuuuito baixa, por que se fosse alta. hum! Mas o mundo dá voltas não é mesmo…

    Bem sem falar que a mídia colabora muito…. e a falta de informação faz com que alguns tem esses pensamentos que para mim é idiota.

    O Brasil é tem essa mania irritante de algumas regiões quererem (“se acham”) ser os melhores em tudo, temos uma pequena parte do mundo aqui dentro, japoneses, árabes, chineses, bolivianos, americanos, judeus, libaneses, africanos, todos vêm morar aqui, porque fogem dos problemas dos seus países, (ou simplesmente por que acabam gostando daqui), vem aqui para o Brasil e vivem em algumas determinadas regiões porque procuram refugio, afinal de contas não fazemos o mesmo?Agora existe essa besteira contra os baianos;

    Bem eles fazem isso, mas esquecem que cometem outros tipos de preconceito junto: Cometem preconceito racial (racismo), sexual (machismo), contra gays (homofobia), religioso, contra idosos, contra os pobres, contra deficientes físicos e mentais, lingüístico, contra tipo de comportamento (EMOS, punks,etc…), contra pessoas (nordestinos, índios,gaúchos, cariocas) ora do padrão de beleza da sociedade, etc…

    Eu gosto do Brasil como ele é diferente em tudo, tem de tudo um pouco, vários estilos, várias cores, vários ritmos, etc. É uma pena que existe essa coisa (preconceito)! Que chatice!!!!

    Hipócritas…

  • 41. Ramon  |  14 de Abril de 2009 às 16:02

    Vou respostar fatos sobre algumas respostas que vi aqui nesses comentários. Sou paraibano, nao tenho a cabeça chata não sou analfabeto e estudei história, estudei qual foi a origem das favelas cariocas, e elas não começaram com nordestinos, começaram com cariocas mesmos, cariocas pobres, ex- escravo, camponeses e portugueses pobres que foram expulsos de suas casas pelo então prefeito Barão do Rio Branco, que construiu muitas largas avenidas para deixar a cidade parecida com Paris. Aplaudível, só que não se indenizou ninguém, nem se construiu conjuntos habitacionais para que essas pessoas morassem, então para onde que eles foram? pras favelas!!! Os nordestinos quando chegaram foram pra favela porque era o único lugar onde eram aceitos e a merreca que eles ganhavam como peões de construção dava para pagar.
    Em São PAulo se tu for vê, foi similar, eles falam, falam, mas precisam da mão de obra, porque nordestinos fazem trabalho que hoje a maioria dos paulistanos não querem fazer.
    Em relação ao Max, ele falou como se no interior de São PAulo não existisse isso, em SP, assim como na Europa e EUA existem redes de pedófilia. Então ele lave o umbigo dele primeiro antes de apontar para a sujeira do do outro. Que alias é uma coisa que o ser humano adora fazer.

  • 42. Assis  |  18 de Abril de 2009 às 19:02

    Os nordestinos de hoje sofre as consequencias do que fizeram os seus antepassados. Sabemos que os Holandeses, Ingleses, Franceses e até Judeus aportaram por lá na época do descobrimento e foram expulsos pelos Brasileiros aliados aos Portugueses. Tudo estava certo essa seria uma região bem desonvolvida do Brasil. Mas devido ignorância de alguns, é o que vemos hoje. O coronelismo continua atuante nesta região, e em épocas de eleições é uma matança sem fim.

    Mas o preconceito e racismo sempre existiu, é tipo uma arma de destruçião que nunca vai faltar munição. Eu arrisco em dizer que pode ser até uma forma de equilíbrio. Os nossos ancestrais , Vikings na escandinávia, homens das cavernas na europa,Samurais no japão e na china, índios no Brasil ou eu não sei mais o quê, viviam em guerras, combates sangrentos, disputas tribais. Pelo que conta a história eram horripilantes, cabeças eram cortadas espetadas em pau, corpos esquartejados. Tudo em nome da limpeza étnica. O que vemos em nosso País Chamado Brasil é mais uma briga entre irmãos do mesmo sangue, uma coisa boba. Porque quando chega as férias está lá o Paulista, Gaúcho, Paranaense, Catarinense arrumanso as malas para passar uma temporada no nordeste e beber uma água de coco e descansar na rede na beira da praia. E os nordestinos não param de chegar em São Paulo ou irem para outros estados do sul e sudeste. Quem vai parar as pessoas de circularem livremente no seu país? Aposto que nem o sbt com esse de volta para minha terra vai conseguir, enquanto ele manda 10 pessoas para o nordeste 100 estão chegando, convicta de que em São Paulo, ou em alguns dos estados por aqui, conquistaram seus sonhos, terão uma vida melhor, vão estudar,encontrar alguém para se casar, costituirão familia e plantarão raizes. Nada e ninguém conseguirá parar um povo ou uma pessoa que quer vencer, através do trabalho e da honestidade. Poderão até atingir alguns, os desanimando ou até mesmo matando. E nada como lembrar de Adolf Hitler e o Nazismo, para concluir que o ódio contra seres Humanos não tem sucesso. Hitler com todo a sua eloquencia, como ótimo orador, conseguiu fundar um partido. A maior organização de todos os tempos, apoiado por grandes empresários alemães da época, que não pensaram duas vezes em fabricar material bélico em sua indústrias, para alimentar a guerra. O Führer estava empolgado, defenitivamente seu sonho estava se realizando exterminaria todos os judeus,ciganos e outras raças que ele julgava inferior e estarem sujando e trazendo miséria para a alemanha. E o que aconteceu, todos nós estamos carecas de saber. Berlim e toda a alemanha foi destruida, os judeus e outros povos que eram considerados pelos názistas como inferiores que ficaram vivos foram libertados.
    Nos Estados Unidos um negro jamais teria condições de ser Presidente, e o que vemos hoje?…

    Em 1959, a delegação da Portuguesa Santista fez uma excursão vitoriosa pela África, ganhando os 15 jogos que disputou. Mas uma partida não foi realizada. A África do Sul estava no itinerário da viagem do clube paulista. O duelo seria contra um combinado local. Mas a delegação da Portuguesa Santista enfrentou um adversário extra-campo. Os problemas começaram logo na chegada ao país: os três atletas negros do grupo foram impedidos de desembarcar na Cidade do Cabo. Somente dois dias depois, a entrada do trio foi liberada no país. Mas as dificuldades não acabaram por ali. No vestiário, antes da partida, um representante do time adversário revelou que os negros brasileiros não poderiam entrar em campo. Causando revolta de todos os atletas, que se recusaram a jogar.

    A delegação da Portuguesa Santista não sabia que o governo do presidente Juscelino Kubitschek havia decidido que a equipe não deveria atuar diante do tratamento preconceituoso. Naquela que foi a primeira manifestação oficial do governo do Brasil contrária ao regime do apartheid sul-africano.
    Apartheid foi uma política de segregação racial desenvolvida na África do Sul, elaborada pela descendência direta dos pioneiros que colonizaram o continente africano, sobretudo europeus, dos quais se destacam os holandeses, franceses e alemães, denominados de africânderes.

    O processo de segregação racial na África do Sul teve início ainda no século XVII. Os colonizadores europeus tinham uma concepção de que iriam criar uma sociedade perfeita, e além disso, acreditavam que eram escolhidos por Deus. Desta forma, passaram a colocar em prática a separação entre brancos e negros, separação esta que durou até a década de 90.

    Em 1948, o Apartheid (segregação) se tornou oficial. Conforme a lei, todos os itens deixavam explícitas as restrições aos negros, com intuito de favorecer a minoria branca. A lei era calcada no princípio da conservação e pureza cultural, pois os europeus julgavam sua raça superior. Dentre as restrições impostas pelos brancos aos negros, estão o não acesso ao voto e a proibição de se candidatarem a cargos públicos.

    Esse contexto de puro preconceito sofreu alterações somente na década de 50, motivadas pelo Congresso Nacional Africano (CNA) e lideradas por Nelson Mandela, o qual promoveu uma ofensiva para ir contra as imposições preconceituosas da minoria branca.

    No ano de 1960 foi realizada uma manifestação contra o Apartheid de forma pacífica, no entanto, a mesma não impediu que 60 negros fossem mortos pela polícia. A notícia da violência praticada contra os negros ganhou o mundo, dessa forma conquistaram o apoio da opinião pública mundial. Em 1973, a Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) condenou as atitudes que ocorriam na África do Sul e as classificaram como crime.

    Através das pressões por parte dos negros segregados e também o embargo econômico implantado pelo governo norte-americano em 1986, o então presidente Frederik de Klerk alterou as leis que restringia a participação negra e reformulou em sua totalidade sua essência racista, contudo a extinção do Apartheid teve fim somente em 1994, quando Nelson Mandela alcançou a presidência.

  • 43. Anônimo  |  21 de Abril de 2009 às 13:03

    BRASIL…
    (…)Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
    Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
    Bendita seja, querida pátria chamada
    Brasil!!

  • 44. Carlos  |  23 de Abril de 2009 às 11:01

    Sou filho de Maranhense. Quero contar o que aconteceu comigo. Não fiz denúncia na época por ser pobre e por não acreditar até hoje na justiça brasileira.
    Um dia, logo cedo, voltava da padaria com o pacote de pães nas mãos. Estava garoando.
    Ao passar em frente a uma empresa, um veículo fez conversão à direita para adentrar na empresa, sem parar para os pedestres que passavam pela calçada. Eu passava pela calçada, mas estava olhando para o portão da empresa para ver se sairia algum veículo pelo portão. Com a violência da entrada daquele carro assustei-me e fui obrigado a saltar para trás para não ser atropelado. Meus pães se espalharam pelo chão molhado. O motorista me viu mas não se desculpou e entrou direto na empresa, já que a cancela abriu-se imediatamente (aparentemente ele era conhecido ou trabalhava lá). Enquanto juntava meus pães para jogá-los fora, percebi que o motorista estacionou bem próximo do muro vazado da empresa. Por ter ficado bastante chateado, o chamei indagando-o se ele não havia percebido o que aconteceu. Ele apenas me disse: “cala a boca ô baia, senão ó” (fez sinal de revolver com as mãos).
    Alguém duvida do preconceito contra nordestinos?

  • 45. Carlos  |  23 de Abril de 2009 às 12:07

    Sr. Sergio Telles. Como psicólogo que sou, quero cumprimenta-lo pela matéria. Todavia, peço permissão para comentar uma parte de sua fala que me parece distante da realidade:
    Disse o sr. sobre os nordestinos: “São pobres pessoas ignorantes, analfabetas, sem conhecimentos básicos de qualquer espécie”

    Creio que lhe faltou refletir, epistemologicamente falando, sobre conhecimentos muito difundidos entre membros da comunidade científica, particularmente daqueles que estudam antropologia, culturas regionais e indígenas. Saiba que agora mesmo, povos do norte e nordeste brasileiro são procurados e usados por laboratórios internacionais que literalmente arrancam deles seus incomensuráveis conhecimentos de botânica, comportamento animal, fitoterapia, etc. apenas para citar alguns exemplos. É dentre os que o sr. chama de ignorantes que partiram diversos conhecimentos da agricultura familiar e do uso de ervas e plantas para o desenvolvimento de fármacos para a sua (e nossa) saúde. Mesmo engenheiros pós-graduados curvam-se até hoje diante da criatividade e das estratégias improvisadas com que simples serventes de pedreiros resolvem problemas para os quais suas calculadores científicas não lhes forneceram soluções.
    Até nosso dinheiro já estampou indios “analfabetos” de tão maravilhosa e vasta que é a cultura desses “ignorantes”.
    Finalizando, aconselho-o a dar uma breve “passada” por educadores como Paulo Freire ou por antropólogos e indigenistas brasileiros antes de soltar novas pérolas.
    Parabéns pelo blog.

  • 46. Repressão  |  2 de Maio de 2009 às 12:05

    Informo-lhe que salvei (ambos) os comentários “DE MINHA AUTORIA” que lhe enviei. Infelizmente, não recebi sequer uma justificativa para os mesmos não terem sido publicados. Salvo existência de problemas no site, não entendi a racional para sua negativa, uma vez que não ofendi ninguém.
    Eu quis apenas dar a minha colaboração ao sr e aos seus leitores.
    Continuarei seguindo, agora mais de perto, suas contribuições aos jornais e rádios.

  • 47. eduardo  |  5 de Maio de 2009 às 17:49

    Amo o paraná e o povo do nordeste .Educação e cultura não se importa, mas se transforma com unidade federativa.Longe de acontecer no BRASIL.Nordestinos amigos venham para o Paraná e em especial aqui no norte do estado que vcs serão bem recebidos.

  • 48. Anna  |  7 de Maio de 2009 às 13:22

    SOFREMOS PRECONCEITO SIM, SOMOS VÍTIMAS SIM, SEI O QUE É IR PARA O SUDESTE E SER TAXADA COMO BURRA, POBRE E IGNORANTE. Sr EVANGELISTA, O QUE LEVA A VOCÊ ACREDITAR A ACHAR QUE OS NORDESTINOS SÃO FEIOS? “Conformarem-se de uma vez por todas de que são descendentes de índios e que por isso são feios mesmo”
    , ISSO QUE VC FALAOU NÃO SERIA PRECONCEITO NÃO? VC É UM RACISTA ISSO SIM, VEM AQUI PRA APARECER, QUERENDO FALAR BONITO, DANDO UM DE CULTO.

  • 49. Fabio  |  8 de Maio de 2009 às 10:08

    Temos que ter um controle de nordestinos em SP, pois muitos vem com o sonho de trabalho e ganhar dinheiro mas isto é pura ilusão! Estas pessoas que chegam aqu e não conseguem emprego, muitas vezes vão roubar para conseguir o sustento, vejam nos jornais, a maioria dos assaltos e assasinatos são de imigrantes!! 90% dos imigrantes chegam em SP e vão morar em Favelas isso é muito ruim pra SP… Outro ponto negativo destes imigrantes é que não possuem nenhuma idéia do que é ter filho, das responsabilidades, gastos etc!! Como pode uma família que muitas vezes não tem nada para se sustentarem ter 6, 7, 8 ou até 10 filhos???? O Povo precisa estudar e entender melhor a vida nos dias de hoje!! Espero que me entendam!!

  • 50. Luiz Augusto  |  8 de Maio de 2009 às 22:13

    vendo tamanha discussão sobre tal assunto,não posso deixar de prestar minha opinião sobre o mesmo. Sou de Campinas, mas ja morei em São Luiz e Salvador, e apesar de não defender grupos etnicos ou regiões, percebo que há uma certa baixo estima nordestina em geral em relação á sua região, ou melhor, todo nordestino, em qualquer momento de dificuldade, busca sair de sua terra natal, tentando achar a “terra prometida” no sul ou sudeste, especialmente São Paulo. tal pensamento me leva a pensar, porque não tentar a regiaõ que vive ao invés de arriscar tudo em um local que só se conhece pela televisão?
    oque diferencia o nordeste e seu povo, é que ao invés de tentar mudar a situação local, busca-se usufruir de uma situação mais favorecida, conquistada por outro estado ou cidade. ouvi em um comentário aqui neste blog, que o nordeste foi a região mais rica do Brasil, isso é bem verdade, mas nem por isso tornou-se um antro de Paulistas e Sulistas para tentar usufruir da situação.
    oque repudio totalmente é esta idéia, esta mentalidade, de tentar usufruir de algo melhor, alcançado por outro lugar, ao invés de fazer evoluir o mundo a sua volta. se todo o Brasil pensasse assim, cada região estaria muiiiiiiiiiiiiiiiiiito melhor no geral, haveria menos acomodação, e muito menos problemas sociais como favelas, transporte publico precário, crescimento desorganizado, poluição, fome miséria e pobreza, tão comum aqui em São Paulo, que desculpe aos nordestinos, mas em grande parte é por levas de miseráveis vindo de lá que se estabeleceram aqui.
    São Paulo tem o suficiente e sempre teve para todos os Paulistas, assim como o nordeste tem para todos os nordestinos, mas ao invés de promover os potenciais de cada região, busca-se usufruir do que o outro possui.
    acho o cúmulo tal idéia. se vierem para cá, pelo menos venham para ajudar em algo, promover uma melhor qualidade de vida da cidade e do estado em geral, mas não só para aproveitar oque existe, tentando se infiltrar como se fosse um parasita detestável, que só esta para prejudicar e sugar o hospedeiro.

  • 51. Matheus  |  16 de Maio de 2009 às 16:59

    Eu acho um absurdo a falta de ionformação que algumas pessoas do Brasil têm do Nordeste.Ás vezes,penso que a imagem que muitos tem do Nordeste é de um lugar agrário,atrasado,onde ocorrem secas durante todo ano e todos os anos…Claro que isso é em parte verdade,mas há muitos lugares do nordeste que é assim.Eu posso afirmar isso com total certeza,pois sou cearence.Mas o pior é o preconceito que alguns sulistas tem com nordestinos.Isso sim,é algo totalmente irracional.Isso porque,durante décadas e mais décadas,nordestinos imigraram para todas as regiões do Brasil,especialmente o Sudeste.Afinal,o Brasil começou a ser colonizado no Nordeste,o povo nordestino ajudou a povoar todas as regiões do Brasil,algumas em maior proporção do que as outras.E acho que hoje em dia não há um só paulista que não tem algum antepassado nordestino.Um brasileiro ter preconceito contra nordestinos é como um negro ser racista ou um judeu ser um desses neonazistas!
    Outra coisa ruim são os comentários como o acima,que criticam os nordestinos por vão morar para São Paulo,como “parasitas detestáveis”,como o Luiz falou aí encima…Quer dizer que uma pessoa não pode buscar uma vida melhor?Se ela viver em uma terra que foi arrasada por algum fenômeno natura,como uma secal,deve ficar lá até morrer de fome?Que idiotice.Se os Nordestinos não tivessem ido para São Paulo,essa cidade seria bem mais precária e atrasada,pois os nordestinos foram(e ainda são) uma fonte de mão-de-obra barata e abundante,o que acelerou o desenvolvimento da cidade.A riqueza de SP foi criada pelas mãos dos nordestinos.Ou seja,eles toruxeram muitas coisas boas para a cidade.E se ocorrem tantos assaltos realizados por nordestinos,é porque eles precisam fazer isso para viver.Se eles precisam fazer isso para viver,é porque tem salários miseráveis ou sequer tem empregos.E quem paga os salários?Paulistas…

  • 52. Lorde Paulista  |  18 de Maio de 2009 às 01:34

    Sábio foi quem disse: “Nordestino bom é nordestino no Nordeste”. Eles vem para cá (SP) para virarem favelados. Seus filhos, quando crescem, tornam-se assaltantes e domésticas.

  • 53. Fabio  |  19 de Maio de 2009 às 10:09

    Concordo plenamente com o Lorde Paulista, vejam nos jornais!! 95% dos assaltantes, estrupadores, sequestradores, traficantes!! são todos imigrantes!!! complicado!! isso está destruindo a minha São Paulo!!! O que podemos fazer para acabar com esta realidade??????

  • 54. larissa  |  21 de Maio de 2009 às 00:49

    concordo com os comentários acima.
    e ainda tem gente fld que nordestino veio para cápara trabalhar, gerar riqueza………
    santa ignorância.
    nordestino não trabalha e nem gera riqueza na sua terra natal, como faria isso em uma terra estranha a sua.
    e outra , é claro, que foi no nordeste que se estabeleceram muitos do pimeiros povoados no país, e que de lá muitos nordestinos saíram “Brasil a fora”, se estabelecendo em muitas regiões longe do nordeste, mas daí chamar isso de colonização??????
    ou melhor, isso chamamos como citado acima de povoamento, mas nada mais que isso.
    não houve desenvolvimento,progresso ou qualquer outra forma de desenvolvimento devido a esse povoamento, á não ser alguns bares e algum comércio. mas trabalho, riqueza e desenvolvimento…..nada.
    então confundir povoamento com desenvolvimento de uma região…….é um erro.
    a única coisa que os nordestinos contribuiram com o país foi com o povoamento, trazendo desta forma junto consigo problemas sociais, no resto, não passa de uma região que apenas envergonha nosso país.

  • 55. RODRIGO  |  24 de Maio de 2009 às 11:55

    SOU PAULISTA COM ORGULHO !!!
    Não tenho mada contra nordestinos (no nordeste). Mas como muitos já disseram; precisa haver um controle no número de imigrantes que entram em SÃO PAULO . Até mesmo nas pequenas cidades do interior, o numero de imigrantes não para de crescer. OS PAULISTAS NÃO AGUENTAM MAIS FAVELAS, VIOLENCIA E VARIAS OUTRAS COISAS RUINS !!!

  • 56. Fabio  |  3 de Junho de 2009 às 13:49

    É isso ai Rodrigo!! Temos q ter um controle da entrada de IMIGRANTES em SP, pois a coisa está feia!!! FAvelas não param de crescer!! Se ligarem nos jornais, vejam…. 95% dos assaltos, sequestros, estupros, e assassinatos são todos imigrantes, é incrível e muito revoltante!!!! Sem falar que este povo só sabe colocar filhos no mundo, pois não tem nenhuma instrução e noção que isso só aumenta a miséria deste povo…. Vamos dar um basta nisso!! Isso denigre a imagem de nosso país!!

  • 57. Everton  |  13 de Junho de 2009 às 12:07

    - Pessoas que tem preconceito contra nordestinos são pessoas com a mente pequena, que não conseguem se desenvolver, se acha superior aos outros, vivem em um mundinho que parece elas ser REIS, mas na verdade não passa de gente rídicula…
    - Não vejo motivo para ter preconceitos, o Brasil é grande e tem várias culturas. Conheço muita gente que veio de SP e RJ pra cá e vivem aqui e amam a paraíba que é um estado maravilhoso.
    - Seria bom se os Portugueses não tivessem colonizado o Brasil, todos nós ainda seriamos bem próximo aos índios, acho que desse jeito não teria tanto preconceito.

  • 58. Robson  |  13 de Junho de 2009 às 15:44

    interessante esse negócio de preconceitos contra nordestinos e em especial com baianos. Você sabia que as diferenças de regiões é uma característica de países subdesenvolvidos? Nova York fica no nordeste dos Estados Unidos, no entanto quando se fala nessa cidade não se vem a mente pobreza e seca, mas sim riqueza. Se é para ter preconceito contra nordestinos, tenha vergonha de ser brasileiro pois seu país ainda é SUBDESENVOLVIDO! Pense nisso!

  • 59. Jonathas  |  17 de Junho de 2009 às 10:37

    olha sou um grande empresário aqui do do nordeste espeficamente de Alagoas,infelizmente só posso lamentar,por esses ingnorantes que falam mal do nordeste,pois o nordeste é que garente cerca 64% da renda bruta do Brasil e esses que querem “separar”o nordeste do Brasil,faz o seguinte vai estudar mais um pouco deixa de ser “moloque” e vai ser alguem na vida. ha e só pra deixar algums ingnorantes informados,o nordeste é a região que mais está crescendo urbanamete falano,hoje a capital de sergipe,aracaju é uma megalopole,quem não conhece aconselho a conhecer,maceió conhecida por “miami brasileira”no ano de 2000 recebia cerca de 300 mil turistas por mÊs,hojÊ recebe cerca de 150 mil por semana,por ai vocÊs tiram o quanto é arrecadado da renda,fora que Alagoas é a maior produtora de alcool do Brasil,ou seja cana de açucar,e a paraiiba,a paraiba hoje é o lugar onde mais estão sendo formados cantores no Brasil,isso mesmo os cantores que vocÊs curtem a maioria são paraibanos,sinceramente,se um dia o Brasil abdcar o nordeste coisa quem nem deveria ser posta aqui,isso é ridiculo,o Brasil tomam uma pancada econômica que vai ser dificil levantar.então pesso que quando a maioria for falar alguma coisa,tenha conhecimento do que está falando e tenha a noção do ridiculo do que falam.

    obrigado por sua leitura.

  • 60. João Evangelista  |  21 de Junho de 2009 às 04:26

    Prezados amigos.

    A maioria dos comentários postados aqui não passam de efusões emotivas sem fundamento na razão.

    Ora, se de fato a maior imigração interna brasileira é de nordestinos, consequentemente os grandes responsáveis pelo inchaço das grandes cidades são os nordestinos.

    Pelo que tenho observado, a grande maioria dos imigrantes do nordeste que vem para o Rio de Janeiro o faz como se fosse uma roleta-russa. Sem moradia certa, sem emprego certo, sem parentes para lhes dar apoio, sem um nível educacional que lhes dê empregabilidade etc. Sem quase nada, apenas com a cara e com a coragem. Resultado, Medicância, marginalidade, favelização, criminalidade e informalidade.

    É absolutamente necessário que os nordestinos achem um meio de se fixarem em suas regiões. É fundamental que eles aprendam a dominar o ambiente onde nasceram.

    Imaginemos um esquimó reclamando da vida porque nasceu no meio do frio (e não existe ambiente mais hostil do que o ártico)…

    Imaginemos um beduíno do deserto praguejando maldições pelo fato de ter nascido em ambiente arenoso cheio de serpentes, escorpiões e escaravelhos…

    Se ambos estes gentílicos conseguiram se adaptar às suas condições, por que então os nordestinos não se adaptam às suas próprias?

    Nordestinos amigos, o nordeste é de vocês. Se querem um conselho, menos forró, menos cachaça, menos alegria e mais trabalho. Em suas regiões, evidente.

  • 61. fernando  |  26 de Junho de 2009 às 09:36

    João Evangelista.Você quer ter uma visão pragmáticas da sociedade nordestina, mas seu argumentos são no mínimo cómicos. Você tem ideias primitivas a respeito da espécie humana. O sertanejo não é uma pessoa inferior intelectualmente, nem preguiçosa , nem nada diferente de um homo-sapiens, a falta de alimentação adequada de uma criança sertaneja prejudica no desenvolvimento físico e intelectual(isso está em vários livros e teses). Nem todo mundo que nasce no nordeste é baixinho e descendente de indio(eu acho que vc não acha ivete sangalo ou adriana lima mulheres feias). Essas característica (baixinho, cabeça achatada)são predominantes do sertão(A região nordeste é dividida em zona da mata,agreste,sertão). Querer comparar o sertanejo com um esquimó. Confesso que rir bastante quando eu li isso. Esquimós são povos indígenas, vivem da pesca e da caça, retirando a gordura de baleias, focas e ursos. Você acha que o nordestino deve viver como um primitivo sem acesso a educação caçando prea no sertão.Esse cidadão acredita na utopia que o sertanejo pode transformar o sertão numa las vegas so pela força deles proprio povo, sem ajuda do governo federal. Eles devem para de reclamar da sua atual situação e pensa, “já que uma tribo africana vive no meio de leões eu também posso habitar uma região com recursos naturais limitados”. Aconselho você não divulgar seus pensamentos em publico para que você não vire motivo de chacota nem de processos. Imigração de povos dentro de um país acontece em todo os países. Veja o caso da china, milhões de camponeses estão indo para os grandes centro.Isso é reflexo da pobreza do Brasil. Mas vou parar de escrever porque a estupidez de alguns indivíduos que povoam esse planeta não tem cura.

  • 62. fernando  |  27 de Junho de 2009 às 14:42

    João Evangelista, desculpe a sinceridade mais alguns dos seus argumentos são ridículos, para não dizer cômicos. Falar que o nordestino é feio (será que ele acha Ivete sangalo e Adriana lima feia) e descendente de indo. Você precisa estudar geografia para saber que o nordeste e dividido em zona da mata,agreste e sertão.As pessoas com as características de baixinho e cabeça achata são predominantes no sertão. Achar que o nordestino deve ficar no sertão porque o esquimó vive em temperatura baixíssimas, confesso que rir bastante quando li isso. Esquimós são povos indígenas, Vivem da pesca e da caça, retirando a gordura de baleias, focas e ursos que são usados para alimento e combustível para seus trenós. Você acha que o sertanejo deve viver de forma primitiva caçando preá no meio da catinga e pensando “já que na áfrica existem tribos que vivem em volta de leões porque eu não posso habitar uma região de recurso natural limitados”. A falta de alimentação na infância de um sertanejo prejudica seu desenvolvimento intelectual e físico (isso está em vários livros e teses). Querer que o nordestino mudasse a realidade de uma região só por força própria é um pensamento ridículo e egotista. É o mesmo de dar as costas para áfrica e achar que o motivo da sua miséria é exclusividade deles.

    Para as pessoas que tem orgulho de são paulo. Vocês acham que sp é a locomotiva do Brasil só por méritos próprios. Toda a cidade tem um bairro onde concentra mais empresas, assim como um país tem uma região onde concentra mais industrias, isso é normal. Tem em todo mundo. Se sp fosse um país certamente não conseguiria vender seus produtos tão facilmente para outras regiões. existira o protecionismo, como existe nos outros paises, e com certeza as montadoras de carros e outras industrias iam migra para outras regiões para não perde o mercado. O que faz sp forte e o Brasil não só mérito deles e sim de todo o país. É besteira ficar com esse regionalismo sem propósito. Isso é uma ofensa por todos que lutaram e morreram por esse país. Esse movimento de migração esta ocorrendo hoje em dia na china onde os camponeses estão indo para as grandes metrópoles devido o crescimento acelerado da china. Aqui eu acho que esse movimento de migração diminui muito.

    A forma que EUA combate à migração de mexicanos e melhorando as condições de vidas dos mexicanos. Aqui também deviria ser a mesma coisa, se deveria melhorar as condições de vidas dos nordestinos, isso evitaria a necessidade de migração e a super população das grandes metrópoles. Mas falando da cidade que eu moro recife. Nos últimos anos a economia vem crescendo bem, com a construção de estaleiro, refinaria, fabricas (sadia por exemplo), montadora chinesa de carros, construção de resorts e hotéis, Chegada de algumas empresas de TI no porto digital . Creio que o Brasil está caminho no caminho certo para o desenvolvimento IDH da região nordeste.

    O sertanejo que migra para as grandes metrópoles faz isso porque ele sonha em conhecer sp? não nem um pouco. Imagine você nascer em um lugar, sem luz, água ,sem educação,sem emprego, sem comida e vendo sua família passar fome. Ir para uma grande metrópole atrais de emprego para sobreviver é o mínimo o que qualquer um faria. Foi mais ou menos isso que fez os alemães e italianos que foram para sp no pos guerra. Ou alguém acha que os alemães e italianos vieram para sp para conhecer os trópicos. Um regionalismo entre a Catalunha em relação à Espanha ou de Quebec contra o Canadá eu até vejo motivos, mas nordeste contra sudeste soa até de forma cômica. Imaginemos que o governo implantasse um tipo de apartheid onde nordestino fosse proibido de entra no sudeste. O Brasil que é visto com um país subdesenvolvido da pobre América do sul pelos países ricos, agora nos seriamos rebaixado para nível de sub nação com uma população débil-mental que tem uma visão primitiva em relação à espécie humana. Estamos todos no mesmo barco. Muito japonês nascido de sp vão tentar a vida no Japão, eu vi numa reportagem da globo de motoboys paulistas que vão para Londres ser motoboy lá. Toda grande metrópole é multi-cultural (new york, Londres, Berlin,madrid, Tokyo) a diferença é que essas metrópoles de países ricos conseguem atrair na sua maioria mão de obra qualificada do mundo todo, já sp por ser uma cidade em um país subdesenvolvido de baixos salários só consegue atrair mais pessoas desesperadas por qualquer tipo de emprego, assim como Bogotá, Mumbai, Johannesburgo. Quem está inquieto com essa situação. Aconselho as nobres “pensadores” da região sudeste que parem de chorar e vão estudar e trabalhar e evoluir culturalmente e espirutalmente e até mesmo economicamente (porque a maioria que reclama dos nordestinos são os que disputam empregos com eles, assim com o resto de nazistas na Alemanha são operários que disputam empregos com turcos) porque o nordestino sair do sul é uma utopia que nunca vai ocorrer.

    Eu ate entendo vocês de certa forma, vocês amam sp e por isso querem a melhor coisa para o estado. E só gostaria que pessoas educadas de preferência,formados e ricos fosse morar ai assim vocês poderia viver a utopia de ser um estado de primeiro mundo dentro de um país subdesenvolvido. Mas a pobreza e a miséria estão em todo o país, em vez de fechar os olhos e quererem em simplesmente impedir ou expulsar quem não está enquadrado no padrão social e financeiro desejado de morar ai. vocês deveriam trabalhar por uma sociedade mais igual para todos. O Brasil não teve dois colonizadores o povo brasileiro só tem uma origem e uma historia não dar para criar qualificação ou caracterizar indivíduos de diferentes regiões do país, vocês só pode qualificar culturalmente mais nunca intelectualmente. Ninguém aqui precisa para de dançar forro para crescer como sociedade, a alienação do povo nordestino é devido a falta de educação na infância. Mas essa alienação não é exclusividade nordestina, está presente em todo o Brasil. É só olhar para os deputados que são eleitos pelo voto dos brasileiros de todo o Brasil.

    E só para lembrar um nordestino já saiu da pobreza do sertão para se torna presidente da república (não estou dizendo que Lula é um grande presidente) e o pai de Barak Obama saiu da pobre África para imigrar para EUA.

  • 63. João Evangelista  |  1 de Julho de 2009 às 21:21

    Sr. Fernando.

    Verdadeiramente o sr. é um títpico nordestino: choroso, lamuriante e ávido de ajuda exterior por não ser capaz de andar com as próprias pernas. Preconceito meu? De forma alguma! O sr. mesmo diz no texto acima que é impossível a um nordestino mudar de situação por iniciativa própria. Inconscientemente, portanto, o sr. está a dizer que a fraqueza do nordestino o impede de agir por si mesmo e mudar o seu destino. Eu já desconfiava. Essa frase bastante conhecida de que o nordestino “acima de tudo é um forte” não passa de propaganda, pura balela, e te agradeço por ter confirmado o que eu já intuia, que o nordestino acima de tudo é um imigrante nato.

    Para não me alongar além do necessário, vou utilizar o esquema de rebater ponto por ponto as alegações. Mas antes de fazê-lo, gostaria de dizer-lhe que ninguém nasce no “Brasil”. Esse tal “Brasil”, é apenas uma abstração jurídica para dar forma a um Estado. Os indivíduos nascem mesmo nas suas aldeias, absorvem tradições, costumes, aderem a religiões, formatam arcabouços psíquicos, formam cosmovisões e tudo isto por causa do lugar onde nasceu, no agrupamento social mais ou menos homogêneo onde foi gerado. Para que eu pudesse nascer no “Brasil”, seria necessário que eu tivesse o poder da onipresença, a capacidade de nascer ao mesmo tempo em todos os municípios do tal “Brasil”. Mas como não possuo tal privilégio divino, Deus decretou que eu haveria de nascer no município do Rio de Janeiro, e tão somente no RIo.

    Deixemos a questão da feiúra de lado, algo que é absolutamente subejtivo, e portanto cabe a cada um julgar. Vamos ao que interessa:

    “Você acha que o sertanejo deve viver de forma primitiva caçando preá no meio da caatinga…”. Não, eu não acho. Eu acho que o sertanejo deve promover o desenvolvimento da sua região através do estudo e do trabalho.

    “Querer que o nordestino mudasse (sic) a realidade de uma região só por força própria é um pensamento ridículo e egoísta.” Jamais vi um reconhecimento de fraqueza tão claro como este. Talvez o sr. Fernando confunda ação individual com ação política. Apesar de uma estar intrínsecamente ligada à outra.

    “É o mesmo de (sic) dar as costas para a África e achar que o motivo da sua miséria é exclusividade deles”. Bem… Parece que o sr. Fernando é socialista. Eu tenho pavor de socialismo. Acredito firmemente que a miséria da África é culpa da própria África.

    Amanhã continuo.

  • 64. fernando  |  2 de Julho de 2009 às 23:02

    Sr João,

    Primeiramente eu não me acho uma pessoa “chorona”, ou lamuriante e nem ávido de ajuda exterior. Pelo contrario, eu sempre estudei muito, trabalhei muito e “corri atrás” dos meus objetivos pessoais e profissionais. Eu não sou socialista (não é só socialista que ficam inquieto vendo pessoas passando fome na áfrica), sou engenheiro de sistemas. Eu também não acho que o nordestino é tipicamente chorão (não sei como você chegou a essa conclusão). Também desconheço qualquer tipo de estudo ou pesquisa que prove que grupos de pessoas nascidos na mesma região possam ser característicos como lamuriante.
    Seus pensamentos pragmáticos do século 18, realmente são totalmente desprovido de qualquer tipo de embasamento. Gostaria que você citasse algum intelectual ou alguém que você considera inteligente que compartilhe de pensamentos similares aos seus e que seja respeitado como tal. Você escreve bem, usa palavras de pouco uso cotidiano (talvez para passar imagem superioridade intelectual), presumo que você tem o habito da leitura em sua vida, por tanto, aconselho você a ler o livro Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freyre, talvez você aprende um pouco mais sobre formação sociocultural brasileira. Repito, seus argumentos são cômicos, se eles fosse levados para um debate acadêmico, eles seriam ridicularizados. Faça um teste tente publicar algum “paper” em seminário de geoeconomia, sociologia, filosofia … falando de seus pensamentos em relação ao Rio de Janeiro e do povo nordestino.

  • 65. fernando  |  2 de Julho de 2009 às 23:03

    Sr João,

    Também gostaria de fazer alguns comentários a respeito da sua resposta ao que escrevi.

    “nordestino acima de tudo é um imigrante nato”
    Desculpe a sinceridade, mas dá para notar o ódio e o preconceito em frases desse tipo. Quem migra para sul na sua grande maioria são pessoas pobres sem perspectiva na vida, eu não tenho interesse nenhum de migrar para SP ou Rio (já recebi algumas propostas profissionais para trabalhar em SP, talvez um dia eu vá morar fora do país), a não ser se não fosse por uma grande proposta profissional. Sou feliz onde moro. Vamos pensar em um cenário utópico. Se o Rio fizesse fronteira com New York, e que não tivesse nenhuma barreira que impedisse que um carioca fosse morar em New York, você acha que o fluxo migratório dos moradores das favelas do Rio ia ser baixo para New York? Claro que não! Ai eu logo poderia chegar a “brilhante” conclusão que “carioca e acima de tudo é um imigrante nato”.

    “ajuda exterior por não ser capaz de andar com as próprias pernas.”
    Receber investimentos do governo para ajudar no desenvolvimento é “ajuda exterior” O governo do Brasil tem como dever promover o desenvolvimento do país como um todo. Veja o exemplo pos queda do muro de Berlin. A Alemanha era divida por Alemanha Ocidental, que era um dos raros países com boa distribuição regional da riqueza nacional e a Oriental que era pobre por causa da herança do regime socialista. O que fez o governo federal alemão quando o muro caiu? Governo federal aplicou quase 700 bilhões de dólares em obras de infra-estrutura e subsídios na Alemanha Oriental. O povo da Alemanha Ocidental não ficou com regionalismo pobre e sem sentido entre ocidente e oriente. Eles lutaram por uma Alemanha unida e forte Admiro o povo alemão pela capacidade de renascimento. Eu não sou chorão, nem imigrante nato, nem feio ou qualquer termo que você criou para caracterizar o nordestino. Eu sou apenas um brasileiro com sentimentos de solidariedade e amor ao próximo que pensa no Brasil como uma unidade, uma federação.
    Pensamentos regionalistas e preconceituosos, só servem para inflamar discórdia e a ira e não contribuí a o crescimento da nação. Se todos brasileiros pensassem com você , nós viveríamos eu uma guerra civil interminável, um tipo de campanha anti-semita, que no levaria a total aniquilação com sociedade civilizada.

    “Os indivíduos nascem mesmo nas suas aldeias, absorvem tradições, costumes, aderem a religiões, formatam arcabouços psíquicos, formam cosmovisões e tudo isto por causa do lugar onde nasceu, no agrupamento social mais ou menos homogêneo onde foi gerado.”
    Isso não faz sentido nenhum para mim. Essa diferença se aplica melhor em um endivido que nasceu na rocinha em relação a alguém que nasceu em Ipanema. Isso está mais ligado à educação e família de que região do Brasil. Eu como nordestino de classe média me assemelharia mais com um carioca classe média, em relação à formação cultural e intelectual de que um carioca classe media ou alta com um morador de favela, semi-analfabeto e alienado. Isso é a globalização

    “Eu acho que o sertanejo deve promover o desenvolvimento da sua região através do estudo e do trabalho.”
    Concordo plenamente com você, mas para que esse cenário possa existir é preciso de investimentos do governo federal e estadual. O que fez algumas regiões se desenvolverem mais que as outras no Brasil foram fatores históricos, econômicos e acima de tudo políticos (veja a Coréia do Sul e Norte, mesmos povos, mesma historia (até a segunda guerra) e com políticas diferentes, e com isso, índices de IDH tão diferentes, um lado em pleno desenvolvimento e outro pobre).

    “fraqueza do nordestino o impede de agir por si mesmo e mudar o seu destino.”
    Não falei isso inconscientemente, esse é seu pensamento preconceituoso camuflado em seu texto. Infelizmente você não entendeu o que eu quis dizer. Mostrei o exemplo da Alemanha, das Coréias. Posso mostra vários outros exemplos, ninguém sai do patamar de miséria quase que total (cenário presente no sertão), para região desenvolvida com IDH alto de uma hora para outra. Não se pode imaginar que em um ambiente tão desfavorável para o desenvolvimento humano (sertão) “brote” vários líderes populares, intelectuais e pensadores disposto a mudar a situação atual (você acha se lula não tivesse migrado para SP ele seria o que hoje em dia? Um líder popular do sertão? Eu acredito que ele seria mais um pobre coitado alienado.) Eu não estou falando em assistencialismo gratuito de pais ricos para com os nordestinos. Eu falo em um plano nacional de desenvolvimento.

    ”ninguém nasce no ”Brasil”. “
    Baseado nesse pensamento, presume-se que você não acredita em fronteiras então você deve acreditar que não nasceu nem no Brasil, nem na América do Sul, nem no planeta terra, nem na via lacte. Você nasceu no Rio, sua panjera. Isso parece mais um pensamento de algum líder espiritual lunático.

    Se você acredita “Esse tal “Brasil”, é apenas uma abstração jurídica para dar forma a um Estado.” Se você vê o Brasil com “Esse tal “Brasil”, e não se acha brasileiro, se acha carioca somente, tem pensamentos hitleristas(a diferença é que Hitler odiava os judeus por usa riqueza e você odeia e/ou demonstra desprezo pos nordestinos por usa pobreza) em relação a espécie humana. Acredita firmemente que a miséria da África é culpa da própria África. Não demonstra solidariedade, e amor ao próximo que são sentimentos presentes nas boas pessoas que habitam esse planeta.

    Só tenho que lamentar pela suas atitudes e talvez a psicanálise possa mostra alguns conflitos psíquicos que puderam ajudar a formar sua personalidade (que não é comum diga-se de passagem) que tem pensamentos tão desprezíveis em relação alguns grupos de pessoas. Acho que você talvez seja um é uma pessoa “agitadora” e polemica por natureza, bastar notar o fato de você publicar comentários tão preconceituosos em um post, que fala da discriminação nordestina. Acho que a liberdade de expressão e valido, a partir que não haja intolerância, nem preconceito, seus comentários são passivos de processo facilmente(se é que você respeita a constituição BRASILEIRA, porque é essa que rege o estado do rio de janeiro).

    O Brasil não teve dois colonizadores o povo brasileiro só tem uma origem e uma historia não dar para criar qualificação ou caracterizar indivíduos de diferentes regiões do país, vocês só pode qualificar culturalmente mais nunca intelectualmente. O nordeste não precisa para de dançar forro, ser menos alegres ou para de tomar cachaça para crescerem como sociedade. A alienação do povo nordestino é devido à falta de educação e alimentação.Essa educação e alimentação têm que ser providas por políticas federais e estudais de desenvolvendo (esse é o dever do estado). Mas essa alienação não é exclusividade nordestina, está presente em todo o Brasil. É só olhar para os deputados que são eleitos pelo voto dos brasileiros de todo o Brasil.

  • 66. João Evangelista  |  5 de Julho de 2009 às 16:15

    Prezados.

    Creio que já falei o que era necessário ser dito. Vou encerrar por aqui minhas participações neste blog. Contudo, gostaria apenas de fazer uma ressalva a respeito do que Sérgio Telles disse em seu fechamento de texto, que na minha opinião reflete exatamente a mentalidade equivocada de todo nordestino a respeito do Brasil, ou de alguma coisa que eles consideram como sendo “o Brasil”.

    Sérgio Telles escreve no texto que o “nordeste é o espelho onde o Brasil recusa ver a própria face”. Ora!, será que verdadeiramente o Brasil possui uma única face? Será que os japoneses em São Paulo, os árabes e os judeus no Rio de Janeiro, os alemães, os italianos, os poloneses na região sul, os negros afircanos e tantas outras raças que ajudaram a construir o Brasil não ficariam indignados pelo fato de os nordestinos estabelecerem a penas um rosto para definir a face do Brasil?

    Sérgio Telles é psicanalista, mais é burro. Como possuidor de um determinada instrução, tinha a obrigação de saber que o Brasil não possui apenas uma face, mas várias delas, e que os nordestinos não são mais brasileiros do que ninguém, muito ao contrário, mais atrapalham do que ajudam o Brasil com esse regionalismo barato, esse choramingo eterno, e essa mania de pobres coitadinhos.

  • 67. Maria Imaculada Sversut  |  22 de Julho de 2009 às 01:11

    Pessoal,

    Eu sou paulista, e tenho orgulho do meu Estado… mas seria igualmente orgulhosa se tivesse nascido em qualquer Estado do nosso país. Todos, sem exceção, tem seu valor e seu povo guerreiro.
    Quanto aos nordestinos, eu só tenho que tirar o chapéu para esse povo tão guerreiro e solidário.
    Vcs já tiveram a oportunidade de conhecer um migrante nordestino?
    Pois bem, eu já tive, várias vezes e fiquei encantada de ver como são acolhedores, como ajudam os “seus”… tipo… onde come 1, comem 10… onde dorme 1 dormem 9… e assim eles vão vivendo, vencendo e ainda ajudam quem ficou…
    Penso que se saíram em busca de uma condição melhor, foi pq necessitaram… e muitos acabam juntando “um dinheiro” e depois voltam para suas cidades.
    Aqui mesmo na minha região (Ribeirão Preto-SP), eles vem na época da safra (corte de cana) e voltam no final da safra levando para casa televisores, som, etc…
    E o mais incrível, é que trabalham contentes, cantando… debaixo de um sol escaldante… Só posso admirar esse povo maravilhoso!!!
    Pensem sem “pre-julgar” e verão que eles, os nordestinos, são tão bons quanto nós paulistas, paranaenses, mineiros, etc…

  • 68. Paula  |  19 de Agosto de 2009 às 23:35

    Adorei a pessoa que comentou: “O nordeste é a cara do Brasil”
    Basta vir para São Paulo para entender porque…Povo feio, mal educado….não é atoa que recebem preconceito. Fiquem na terra deles e parem de sujar as cidades e aumentar as favelas….Ao invés de procurar progresso onde ja existe tentem trabalhar em sua terra e crescer por aí mesmo….

  • 69. João  |  29 de Agosto de 2009 às 21:17

    Nós vamos para onde quisermos. Assim vieram para o Sul e Sudeste do Brasil milhares e milhares de europeus e japoneses esfomeados para lutar e sobreviver com dignidade. Quem vai para o Sul e Sudeste não escolheu a dor da separação de seu lugar e de sua gente. A doença do preconceito hoje é sentida na pele de quem emigrou para a Europa e Japão em busca de dias melhores.
    Como os espanhóis trata os descendentes latino-americanos que chegam à espanha a procura de trabalho? Como são tratados os descendentes de alemães que chegam à Alemanha oriundos do Sul do Brasil? E na Itália? Portugal? Minha gente…

  • 70. Jefferson  |  14 de Setembro de 2009 às 02:40

    Caro João Evangelista,

    Quando Sérgio Telles diz que o “nordeste é o espelho onde o Brasil recusa ver a própria face”, ele não diz em momento algum que o Nordeste é a única face, ele quer dizer que é uma das faces das quais ele se recusa a assumir, é isso que Sérgio reclama.

    Quando você diz: “… ou de alguma coisa que eles(nordestinos) consideram como sendo “o Brasil”, passa-nos a impressão que você os considera como sendo estúpidos o bastante a ponto de não saberem o que é “país”, mas eu te afirmo, sim! eles sabem! bem como sabem reconhecer preconceituosos como você que menosprezam sua capacidade intelectual baseados apenas na localização geográfica, no modo de se vestir, na maneira de falar ou até mesmo, como você diz, no “Regionalismo Barato”, que eu, assim como milhares de outros costumamos chamar de Cultura Popular, e que você afirma atrapalhar o Brasil (estou até agora tentando entender como).

    Outra coisa, quando se critica um texto, qualquer que seja, procuramos por ética (ou conveniência), jamais ofender o autor,no entanto, se ainda assim for difícil de fazê-lo, tenta-se deixar implícito nas entrelinhas a “ofensa”.
    Digo isso porque reparei um pequeno paradoxo “involuntário” do Sr. João. Reparem:

    “Sérgio Telles é psicanalista, MAIS é burro”.

    …concluam, por favor.
    (implícito nas entrelinhas).

    :)

  • 71. Mônica C.  |  17 de Outubro de 2009 às 07:31

    Sinto muita pena da multidão de pessoas ignorantes, insensíves, hipócritas e soberbas, que acham que são alguém extraordinário, pelo simples fato de morarem em algum lugar ou de serem de cor ou cultura diferente das pessoas que conhece ou que acha que conhece.

    Caros irmãos, SOMOS TODOS IGUAIS, indenpendente de onde viemos, então para que ficar sempre rotulando as pessoas????

    O que você ganha com isto????

    Quem sabe quando formos seres humanos mais evoluidos, entenderemos que somos todos iguais e que o tempo passará para todos e no fim iremos para o mesmo lugar!!! 7 palmos abaixo da terra!!!!! TODOS NÓS VAMOS MORRER!!!!! Ou será que estas pessoas preconceituosas são tão boas que irão escapar deste fim certo???

    Então como seria bom se por um instante vocês que são preconceituosos, parassem e pensassem um pouco nisto.

    Afinal de contas estamos aqui nesta vida de passagem, então vamos aproveitar a estadia e dar valor ao que realmente importa ” O SER ” e não ” O TER”.

    Mônica C.
    Educada, Pernambucana, Branca, Pós-Graduada, Mestre, Cargo de Chefia em Multinacional e moro em SÃO PAULO.

    Será que preciso de tudo isto para dizer que sou igual a TODAS as pessoas????

  • 72. Ageu Auratus  |  21 de Outubro de 2009 às 08:37

    Analisar a estupidez desse pessoal que tenta justificar o preconceito em contrapartida a vitíma tenta entender-se e ser respeitada é frustante…mas digo algo sobre modo excelente, VIVA A VIDA, não se deixe abter por paradigmas medíocre, olhe no interior do teu EU, esses “preconceitos sociais, raciais, regionais e etc…” irão existir todos os dias da tua vida…claro se permitir, pq esse atual ser humano é 90% retardado mental e o brasileiro é 97% degradante de sua própria existência.

  • 73. Romualdo  |  21 de Outubro de 2009 às 17:32

    Estranho o comentário do Sr. Pimentel que se diz tão indignado com o preconceito e diz que tem nojo dos Paulistas.
    Lamentável! Porque também, pela Constituição é considerado preconceito quando ofende tantos os Paulista, Cariocas, Sulistas, …
    Assim realmente pessoas como você estão intensificando o racismo, e os que não são racistas quando ouvem uma ofensa dessa ficam exatamente iguais a vocês nordestinos. Com muita raiva.
    Você deveria rever sua forma de reinvindicar seua direitos, e lembrar-se que não são todos do planeta que odeiam os nordestinos. Mas se continuar ofendende talvez chegue a isso sim.

  • 74. Jefferson Carlos  |  27 de Outubro de 2009 às 20:45

    Muito bom este seu texto, há muitas décadas atrás, vir para a cidade de São Paulo era o sonho da maioria dos nordestinos, um lugar onde se podia ter um futuro melhor, naqueles tempos era muito mais fácil de conseguir um emprego, muitas vezes não era necessário nem o ensino fundamental, antigo primeiro grau, muitos deles já vinham para cá com emprego certo obtido através de outros familiares que já tinham vindo antes deles, e muitos conseguiram prosperar nessa cidade. Quem estava lá sonhava em vir para cá, e quem estava aqui jamais pensava em voltar.

    Mas com o passar do tempo as coisas mudaram muito, e hoje em São Paulo não é mais aquela terra de sonhos, embora muitos ainda acreditem nisso. As oportunidades de emprego foram diminuindo cada vez mais e as exigências para preenchimento de vagas cada vez aumentando mais, muitos dos nordestinos que vieram para cá nos últimos anos se arrependem, já não pensam mais que é uma terra promissora como antes, hoje em dia já não tem oportunidade para quem nasce aqui, que estuda que tem um pouco de conhecimento, imagine para quem vem de fora, e essas pessoas que vem tentar a vida na cidade grande, na sua grande maioria são pessoas de origem humilde e pouca instrução, ainda hoje muitas vêm com a ilusão de que aqui a vida será melhor, mas a realidade é bem diferente, não só em São Paulo, em todas as grandes cidades, há muito desemprego, e muitas vezes infelizmente essas pessoas que vieram em busca de um futuro melhor acabam passando por mais necessidades do que passavam em sua cidade de origem.

    Para saber mais sobre dados e informações sobre nordestinos em São Paulo acesse http://nordestesampa.wordpress.com e deixe seu comentário

  • 75. leonardo  |  2 de Novembro de 2009 às 17:45

    Sou de São Luís - MA e acredito que o grande problema está na falta de informação e educação. Eu, particularmente, como tenho um nível sócio-econômico razoável e tenho acesso a informações, jamais deixaria minha cidade para “tentar a sorte” numa cidade inchada populacionalmente e caótica como São Paulo, a não ser por motivo de estudo ou trabalho (garantido é claro). Ou seja, se eu fosse migrar seria pra somar. O problema é que a maioria da população não tem acesso à informação e educação de qualidade (a maioria mesmo), por isso não devemos culpar essas pessoas, isso é uma questão de descaso dos governos.
    Acho que a tendência a migração é uma característica de qualquer ser humano que está em condições adversas, ninguém permanece num lugar que seja desfavorável. Se por um acaso acontecesse algum desastre de ordem natural ou de qualquer outra coisa no sul do país (metaforicamente falando), com certeza essas pessoas migrariam para o norte. Coloque-se no lugar do outro e tente imaginar como você agiria. O mesmo preconceito com relação aos nordestinos no Brasil é sofrido pelos próprios brasileiros (de qualquer Estado) quando estes se encontram em outro país.
    Quanto ao preconceito de algumas pessoas, também não se pode culpá-los, pois a falta de informação também os atinge.

  • 76. apropriada  |  8 de Novembro de 2009 às 19:00

    Uma explicação:

    Ué, por que em SP e não em Recife???Lá os pobretões ficam ao Deus dará, enquanto a “elite” migra pra SP, assim nunca vai ter jeito… façam algo por sua terra, além de papar a grana.

  • 77. Abelardo  |  16 de Novembro de 2009 às 13:42

    É engraçado que as pessoas julgam sem saber os antecedentes historicos e o porque disso tudo. por favor estudem historia antes de falar essas coisas sobre os nordestinos. faço Gestão de Politicas Publicas na UFRN, onde posso afirmar que o fluxo nordestino nada mais nada menos, foi causado pelas medidas do governo em proteger os fazendeiros, que por essas medidas começaram a aumentar suas terras e expulsando os nordestinos de suas terras. Medidas dos nossos queridos, Getulio e JK tudo isso em nome do progresso do sudeste, deixando o nordeste esquecido. Se alguem tiver enteresse, procure um professor de historia antes de falar mal das pessoas que foram obrigadas a irem para o sudeste.

  • 78. Gilead Maurício  |  20 de Novembro de 2009 às 15:28

    Aqui, em SC, o preconceito contra nordestinos é muito forte. Quer ter uma idéia? Então leia essa crônica e veja os comentários feitos.
    http://gileadmauriciojornalista.blogspot.com/2009/11/jorge-bornhausen-e-vaca.html

  • 79. João Evangelista  |  21 de Novembro de 2009 às 13:57

    Dona Monica C.

    Discordo de você quando diz que “SOMOS TODOS IGUAIS”. Não somos não. Nós somos iguais em apenas duas situações: Perante Deus e perante a lei. De resto….

Deixe um Comentário

Requerido

Requerido,escondido

Linkar esta publicação  |  Assine os comentários via o RSS


Calendário

Outubro 2006
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Minhas Publicações Recentes

Publicações por Mês

Estatísticas

Meta